A Aventura do Tomé

Tomé em Grande é a terceira e última peça de uma trilogia de textos à volta do Tomé, uma personagem de um livro de histórias infantis.
“A Escolha de Tomé” estreou em Março de 2002, no Teatro Municipal Maria Matos, seguindo-se em Dezembro do mesmo ano a estreia de “A Viagem de Tomé” no Teatro Há-de-Ver. Em Dezembro de 2005 estreia no Teatro Camões o espectáculo “Tomé em Grande”, reposto no Teatro da Politécnica, em Dezembro de 2007.
Ao longo das duas primeiras peças, esta personagem, inesperadamente, encontra-se com o Narrador da sua história e confronta-se com a impossibilidade de concretizar o seu grande sonho: ser pastor e ser bombeiro. Na verdade, na história do livro onde era personagem, Tomé nunca seria pastor nem bombeiro, pois a história tinha outro fim.
Através do Narrador, Tomé fica a saber que só poderá concretizar o seu sonho no Mundo das Pessoas Verdadeiras, ou seja Tomé teria de tornar-se uma pessoa verdadeira e deixar de ser personagem.
Nos dois primeiros espectáculos, Tomé confronta-se com várias provas para conseguir tornar-se pessoa. Neste último texto, Tomé chega finalmente ao Mundo das Pessoas Verdadeiras e encontra uma companheira, a Sara, e juntos vão descobrir-se e crescer como pessoas.
Em todas as peças, Tomé confronta-se com a necessidade de escolher e de decidir. São os momentos altos em que o público é chamado a participar. Em “Tomé em Grande”, a participação vai mais longe, pois as crianças sobem ao palco e participam como actores, constituindo um delicioso atractivo, quer para os que participam, quer para os espectadores.

Sem comentários: